Obama pode anunciar envio de tropas ao Afeganistão no dia 1º

Presidente e militares devem realizar 'encontro final' antes de comunicar decisão sobre estratégia no país

estadao.com.br,

24 Novembro 2009 | 12h39

O presidente dos EUA, Barack Obama, planeja anunciar o número de tropas a serem enviadas para o Afeganistão num discurso à nação no início da próxima semana, informou nesta terça, 24, a National Public Radio (NPR, rede de emissoras públicas de rádio). Citando fontes não identificadas, a NPR disse que haverá um considerável aumento das tropas, mas não deu detalhes.

 

Veja também:

linkAmericanos se dividem sobre envio de tropas ao Afeganistão

especial Escalada de violência no Afeganistão e no Paquistão

especial30 anos de violência e caos no Afeganistão

 

Segundo a rede, o plano é que o secretário de Defesa, Robert Gates, o chefe do Estado-Maior Conjunto, almirante Michael Mullen, e o principal comandante das forças no Afeganistão, general Stanley McChrystal, compareçam a uma audiência no Congresso logo depois que Obama fizer o anúncio. Uma fonte da Casa Branca confirmou à Fox News nesta terça-feira que Obama deve fazer o anúncio na próxima terça-feira.

 

"Depois do fim desta última reunião, o presidente Obama tem toda a informação que quer e precisa para tomar decisões, e estas serão anunciadas nos próximos dias", disse o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs. Na próxima segunda-feira, Obama e as autoridades envolvidas nas decisões sobre a guerra no Afeganistão terão um "encontro final" antes do anúncio.

 

"O primeiro momento possível seria a próxima semana", disse aos jornalistas o porta-voz da Casa Blanca Robert Gibbs, que não quis oferecer outros detalhes. "Esta é uma decisão complicada. Acho que o povo dos EUA querem que o presidente tome um tempo para tomar a decisão correta, em vez de tomar uma decisão apressada", acrescentou.

 

Na noite desta segunda-feira, Obama esteve reunido durante duas horas com os integrantes de gabinete de guerra para discutir as estratégias em relação à Afeganistão. Mais cedo, Gibbs disse que a decisão sobre as tropas poderia ser anunciada já na semana que vem. Ele acrescentou que o presidente não faria o anúncio durante a semana do feriado de Ação de Graças, celebrado nesta quinta-feira.

 

Os EUA já contam com 68 mil soldados no Afeganistão, e o aumento previsto seria de cerca de 35 mil militares, de acordo com os pedidos de McChrystal. A reunião da segunda-feira foi a nona do gabinete de guerra desde agosto para revisar a estratégia americana para o Afeganistão.

 

(Com Efe, Dow Jones, Associated Press e Agência Estado)

Mais conteúdo sobre:
EUA tropas Afeganistão Obama

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.