1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Pentágono diz que operações no Iraque custam U$7,5 milhões por dia

REUTERS

29 Agosto 2014 | 19h 23

As operações militares dos Estados Unidos contra o Estado Islâmico no Iraque têm custado em média 7,5 milhões de dólares por dia desde que começaram em meados de junho, afirmou o Pentágono nesta sexta-feira, cifra que significa que o departamento já gastou mais de 500 milhões de dólares no conflito.

O secretário de imprensa do Pentágono, contra-almirante John Kirby, disse à imprensa que os gastos das operações norte-americanas contra os militantes no território iraquiano variaram desde que as forças dos EUA se envolveram nos combates, em 16 de junho, mas que em média “está nos custando cerca de 7,5 milhões de dólares por dia”.

“Como o ritmo de nossas operações e de nossas atividades se intensificou, os gastos também (aumentaram)”, declarou Kirby, destacando que os números se basearam em uma análise superficial dos custos entre 16 de junho e 26 de agosto.

Ele não apresentou uma estimativa dos gastos totais do Pentágono até o momento, mas a soma da cifra diária em um período de 71 dias representaria aproximadamente 532 milhões de dólares.

Em comparação, o Pentágono tem gastado cerca de 1,3 bilhão de dólares por semana no Afeganistão, dizem analistas.

(Reportagem de David Alexander)