Efe
Efe

Um ano após eleito, Obama tem 54% de aprovação nos EUA

Porcentagem de avaliações positivas é praticamente a mesma que o presidente teve nas eleições de 2008

Efe,

03 Novembro 2009 | 12h28

Um ano após ser eleito presidente dos EUA, Barack Obama conta com uma aprovação de 54% dos americanos, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira, 3, pelo canal CNN.

 

A sondagem, feita pela Opinion Research Corporation, indica também que 45% dos entrevistados estão descontentes com o desempenho de Obama na Casa Branca. "O índice de aprovação de Obama é quase idêntico aos 53% dos votos que recebeu há um ano", comentou o diretor de pesquisas da CNN, Keating Holland.

 

"E em quase todas as categorias demográficas a porcentagem dos que aprovam a gestão de Obama está dentro da margem de dois ou três pontos frente à porcentagem dos que votaram nele" em 4 de novembro de 2008, acrescentou.

 

O assunto, porém, toma outra direção quando considerado o fator ideológico. A pesquisa da CNN destaca que entre os liberais o índice de aprovação de Obama está sete pontos acima da porcentagem das pessoas dessa linha de pensamento que votaram nele em novembro de 2008.

 

Entre os conservadores o número dos que simpatizam com Obama caiu dez pontos em comparação com as pessoas desse mesmo grupo que votaram no atual presidente há um ano.

 

A pesquisa ressalta que o índice de aprovação do presidente se mantém acima dos 50% ainda quando a maioria dos americanos não está de acordo com a forma como Obama conduz assuntos como economia, saúde, Afeganistão, Iraque, desemprego, imigração ilegal e déficit do orçamento federal.

Mais conteúdo sobre:
Obama pesquisa aprovação EUA

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.