PUBLICIDADE

Deslizamento de terra deixa 12 mortos e 10 desaparecidos no Chile

Cerca de 54 casas foram destruídas ou danificadas; a região está sem energia elétrica e água potável

Atualização:

SANTIAGO - Um deslizamento de terra provocado pelas fortes chuvas que atingem o Chile neste sábado, 16, deixou ao menos 12 mortos e 10 desaparecidos na cidade de Villa Santa Lucía, na região de Los Lagos, Patagônia chilena. Outras 12 pessoas ficaram feridas.

Destruição causada pelo deslizamento de terra em Villa Santa Lucia,Chile, neste sábado, 16. Foto: CRISTIAN ZUMELZU BARROS/via REUTERS

PUBLICIDADE

O subsecretário de Interior do Chile, Mahmou Aleuy, informou que as vítimas são duas mulheres, de 35 e 78 anos, e duas pessoas que ainda não foram identificadas pelas autoridades locais e um turista.

Cerca de 54 casas foram destruídas ou danificadas na cidade que tem 300 habitantes. A região onde ocorreu o acidente está sem energia elétrica e água potável, mas o governo local já enviou dois caminhões-pipa para atender a população.

Danos causados pelo deslizamento de terra naVilla Santa Lucía, no Chile, neste sábado, 16. Foto: CRISTIAN ZUMELZU BARROS/via REUTERS

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, informou pelo Twitter que enviou os ministros de Obras Públicas, Alberto Undurraga, e de Defesa, José Antonio Gómez, para ajudar às vítimas do acidente. Nesta segunda-feira, 18, ela visitou a região.

+++ Chuva provoca deslizamento de terra e preocupa moradores de SP

"Determinei a mobilização de todas as autoridades competentes e que sejam colocados à disposição todos os recursos necessários para proteger as vidas humanas em Villa Santa Lucía", disse Bachelet.

Três pessoas que ficaram feridas no deslizamento foram levadas a Chaitén, uma cidade próxima a Villa Santa Lucía. Até o momento, há 10 pessoas desaparecidas, oito delas já identificadas.

Publicidade

+++ Deslizamento de terra mata 254 pessoas e fere mais de 400 na Colômbia

Entre elas está o agente Víctor Chavarría Acuña, de 22 anos, que estava protegendo a escola da região, que seria usada amanhã como local de votação no segundo turno das eleições presidenciais. Várias estradas e casas também foram destruídas.

Segundo o ministério do Interior, mais de 11,4 cm de chuva caíram nas 24h que antecederam o deslizamento. O transbordamento fez com que a água chegasse até uma colina próxima, provocando assim o desmoronamento.

A marinha do Chile também enviou um barco com material de apoio, bombeiros e combustível para as aeronaves que estão auxiliando nos resgates.

Villa Santa Lucia, no sul do país, faz fronteira com o parque nacional do Corcovado, uma região popular entre os turistas por conta de seus vulcões, fiordes e florestas.  /EFE, AFP e REUTERS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.