Andres Stapff/Reuters
Andres Stapff/Reuters

Mujica vota e homenageia mortos na ditadura no Uruguai

Chuva atrapalha começo da votação no interior do país; mais de 2,5 milhões de uruguaios devem votar

estadao.com.br,

29 Novembro 2009 | 09h46

Favorito no segundo turno das eleições uruguaias, o senador José Pepe Mujica, da Frente Ampla, votou na manhã deste domingo em Montevidéu. Ex-guerrilheiro dos Tupamaros, o candidato esquerdista disse ter votado pensando naqueles que se foram.

Veja também:

link Mujica, ex-guerrilheiro a um passo da presidência

link Neto de caudilho, ex-presidente Lacalle se diz 'nacionalista'

blog Ariel Palácios: esquerda e direita, pero no mucho no Uruguai

Mujica, de 74 anos, chegou a seu colégio eleitoral pouco antes da abertura das urnas, às 8h, cercado por seguranças, simpatizantes e jornalistas. O candidato disse que vai passar o resto do dia em seu sítio nas cercanias de Montevidéu e que pela noite se juntará ao candidato a vice, Danilo Astori.

O candidato ainda acompanhou sua esposa, Lúcia Topolanski, para votar no bairro de Pocitos. Senadora mais votada, Topolanski pode tomar o juramento do marido caso ele seja eleito.

Chuva

Ao todo, 2,5 milhões de uruguaios devem ir às urnas. Os colégios eleitorais ficarão abertos até às 19h30, mas a votação pode ser estendida em caso de filas.

A Justiça eleitoral uruguaia teme o efeito da forte chuva que atinge o país em algumas zonas de votação no interior. " Algumas cidades do interior abriram mais tarde por causa da dificuldade de acesso", reconheceu o ministro Edgardo Martínez Zimariof à agência AFP. "Mas a situação está sob controle apesar de algumas dificuldades em Soriano e Paysandú".

O Exército foi deslocado para ajudar a Justiça Eleitoral a manter a normalidade da eleição e garantir o transporte de urnas e pessoal para as áreas afetadas. As inundações no Uruguai já desalojaram cerca de 6 mil pessoas.

Com informações da Efe

Mais conteúdo sobre:
Mujica eleições no Uruguai

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.