1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Pelo menos 28 corpos são encontrados em rancho no México

REUTERS

18 Junho 2014 | 19h 06

Autoridades mexicanas informaram nesta quarta-feira terem encontrado restos mortais de pelo menos 28 pessoas em uma cova coletiva em um rancho no Estado de Veracruz, no leste do México, região assolada pela violência entre cartéis de drogas.

Em um comunicado, promotores do Estado disseram que investigadores e peritos forenses foram enviados ao rancho, que está sendo guardado por membros da Marinha mexicana.

Não havia informação sobre o sexo dos cadáveres ou a causa da morte, e o governo local disse que o número de vítimas pode aumentar. “Até agora, exumamos 28 corpos”, disse o vice-promotor distrital Arturo Herrera em um comunicado.

O Estado de Veracruz, grande região produtora de petróleo, vem sofrendo com surtos de violência desde que o ex-presidente Felipe Calderón enviou o Exército para conter os cartéis de drogas pouco depois de assumir no fim de 2006.

O Cartel do Golfo e os brutais Zetas lutam pelo controle de Veracruz, uma de muitas batalhas territoriais no México que deixaram mais de 85 mil mortos desde 2007.

Mas entre janeiro e abril deste ano, os assassinatos em Veracruz caíram 40 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, para 171, de acordo com dados oficiais.

A taxa de homicídio também está em queda nacionamente, mas sequestros e extorsões dispararam desde que o presidente Enrique Peña Nieto chegou ao poder no fim de 2012.

(Reportagem de Lizbeth Diaz)