Mexicanos convocam protestos contra Trump

Manifestação tem cunho nacionalista e questiona construção de muro na fronteira entre países

O Estado de S. Paulo

12 Fevereiro 2017 | 08h39

Em plena crise diplomática com seu vizinho Estados Unidos, os mexicanos sairão às ruas neste domingo para protestar contra o projeto de Trump de erguer um muro na fronteira entre os dois países. 

Dezenas de organizações civis, universidades e associações empresarias convocaram a manifestação em cerca de 20 cidades através de redes sociais. Com o slogan de "Vibra México", os organizadores dizem que "é o momento dos cidadãos somar forças para manifestar rejeição e indignação contra as pretensões de Trump, ao invés de contribuir para a busca de soluções concretas".

Desde a campanha eleitoral, Trump vem reforçando sua intenção de construir o muro, dizendo, inclusive, que quem pagará pela construção será o México. O ápice da crise diplomática aconteceu quando o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, cancelou uma visita oficial aos Estados Unidos, prevista para o dia 31 de janeiro, após ataques e provocações de Trump.

Via Twitter, o presidente norte-americano foi categórico ao mandar um recado à Peña Nieto: "não venha!". Trump classificou como sem sentido o encontro, caso o México não concordasse em pagar pela construção dos mais de 3.000 quilômetros de muro. Com informações da AFP.

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.