PUBLICIDADE

Trump nega acusações de assédio sexual em último debate

Candidato republicano insinuou que as nove mulheres que o acusaram querem ficar famosas ou foram recrutadas pela campanha de Hillary Clinton

Por Redação Internacional
Atualização:

Cláudia TrevisanEnviada Especial / Las Vegas, EUA Donald Trump adotou a estratégia da negação absoluta e afirmou que as nove mulheres que o acusaram nas últimas duas semanas de investidas sexuais impróprias estão mentindo. "Eu nem pedi desculpas para minha mulher, que está sentada aqui, porque eu não fiz nada", afirmou Trump. O republicano também negou que tenha rechaçado as acusações com o argumento de que suas supostas vítimas não seriam atraentes o bastante para merecer sua atenção. A afirmação contraria o que foi visto por milhões de americanos em suas televisões ao longo da semana passada, quando Trump se referiu de maneira depreciativa à aparência das acusadoras em vários comícios.

No debate presidencial de quarta-feira, 19, em Las Vegas, o bilionário disse ainda que as mulheres que o acusaram foram movidas pela busca de celebridade ou foram recrutadas pela campanha de Hillary.

Donald Trump com familiares e apoiadoresapós o último debate das eleições presidenciais dos Estados Unidos Foto: Chip Somodevilla/Getty Images/AFP

PUBLICIDADE

O comportamento do bilionário em relação às mulheres foi explorado com sucesso por Hillary desde o primeiro debate presidencial, no dia 26 de setembro. Naquela ocasião, Hillary se referiu às críticas de Trump à ex-miss Universo Alicia Machado, que disse ter sido humilhada pelo candidato em 1996 depois de engordar.

O segundo embate ocorreu dois dias depois da divulgação de vídeo gravado em 2005, no qual o bilionário fala de mulheres de maneira vulgar e diz que pode fazer o que quiser com elas por ser famoso.

No meio do debate de quarta-feira, 19, durante uma discussão sobre Seguridade Social, Trump deixou escapar um comentário que foi interpretado por sexista por alguns analistas. "Que mulher tão desagradável", afirmou.

Hillary Clinton acusou Donald Trump de "menosprezar as mulheres" Foto: Mark Ralston/AFP Photo

Quando a discussão sobre as nove mulheres foi levantada pelo moderador, Hillary fez questão de estar à altura do comentário. "Donald acredita que menosprezar as mulheres o torna superior", afirmou. "Ele vai atrás de sua dignidade, seu amor-próprio e eu não creio que haja uma única mulher que não saiba como que isso as faz sentir. Nós sabemos o que Donald pensa e o que ele diz e como ele age em relação às mulheres. Isso é o que Donald é."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.