1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Alemanha diz que solução política para impasse na Ucrânia está distante

REUTERS

17 Agosto 2014 | 14h 31

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, disse neste domingo antes de uma reunião com seus pares da Ucrânia, Rússia e França que uma solução política para o impasse no leste da Ucrânia continua distante.

"A situação na Ucrânia continua difícil. As notícias de hoje mostram que estamos longe de um fim para o conflito. Pessoas ainda estão morrendo. Nós não temos nenhum cessar-fogo. Estamos longe de uma solução política", disse Steinmeier.

Ele também expressou a esperança de que se possa alcançar um acordo para permitir a entrada de um comboio de ajuda humanitária da Rússia para a Ucrânia, dizendo "vamos ver esta noite, se os últimos obstáculos podem ser superados."

"Seria bom se essa ajuda humanitária pudesse chegar onde ela é necessária, em Luhansk, em Donetsk e outras cidades no leste da Ucrânia", acrescentou.

Ucrânia e Rússia têm estado em desacordo durante dias sobre o comboio de 280 camiões russos, com Kiev alertando que ele poderia ser um cavalo de Tróia para a Rússia colocar armas para os rebeldes, uma avaliação que Moscou classificou como absurda.

(Reportagem de Michelle Martin e Gernot Heller)