Conservadores oferecem referendo por aliança com liberais democratas

'Última oferta' do partido de Cameron é resposta à renúncia de Brown para facilitar negociações

estadão.com.br

10 Maio 2010 | 15h27

LONDRES - O Partido Conservador do Reino Unido afirmou nesta segunda-feira, 10, ter feito uma oferta final aos liberais democratas para tentar formar uma coalizão de governo. A proposta inclui a realização de um referendo para rever o sistema eleitoral, segundo um membro do partido.

 

Veja também:

linkRenúncia de Brown pode ser importante passo, diz Clegg

linkBrown anuncia renúncia para facilitar aliança

especialEspecial: Por dentro das eleições britânicas

 

"Concordamos que iremos oferecer ao liberais democratas a realização de um referendo para um sistema eleitoral alternativo", disse George Osborne, negociador dos conservadores. "Seria completamente antidemocrático se introduzíssemos mudanças no sistema eleitoral sem um referendo", completou.

 

A oferta dos conservadores é uma resposta ao primeiro-ministro, o trabalhista Gordon Brown, que ofereceu sua renúncia para facilitar uma possível aliança do seu partido com os liberais democratas, liderados por Nick Clegg.

 

Junto do anúncio da renúncia de Brown, foi revelado que trabalhistas e liberais democratas manteriam conversas formais, mesmo com Clegg dando preferência a uma aliança com os conservadores, como havia dito logo após serem anunciados os resultados das eleições. O Partido Conservador, de David Cameron, foi o que conseguiu mais cadeiras no Parlamento, embora não tenha conseguido maioria absoluta.

 

A reforma eleitoral é uma condição imposta pelo partido de Clegg para que seja formada uma aliança. Mais cedo, também nesta segunda, os conservadores haviam dito que as negociações com os liberais democratas haviam avançado, mas não havia nenhuma evidência concreta de que os partidos poderiam formar uma coalizão.

 

(Com informações da agência Reuters)

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.