Eleições na Polônia terão dez candidatos à presidência

Líder interino e irmão gêmeo de presidente morto em acidente de avião são os favoritos

PUBLICIDADE

Atualização:

VARSÓVIA - As eleições presidenciais na Polônia, antecipadas para 20 de junho por conta da morte do presidente Lech Kaczynski, terão dez candidatos à chefia de Estado. O liberal Bronislaw Komoroski e o conservador Jaroslaw Kaczynski, gêmeo do mandatário morto, são os favoritos.

 

PUBLICIDADE

A Comissão Eleitoral da Polônia divulgou nesta sexta-feira, 7, a lista dos dez candidatos que apresentaram as 100 mil assinaturas de apoio necessárias para concorrer. A exigência deixou alguns de fora da corrida, já que a morte de Lech Kaczynski em um acidente aéreo acelerou o processo.

 

A falta de tempo não impediu que o candidato conservador e irmão gêmeo do presidente morto, Jaroslaw Kaczynski, se apresentasse com 1,65 milhão de assinaturas e atraísse grande atenção na mídia.

 

O candidato liberal, presidente do Parlamento polonês e atual chefe de Estado interino, Bronislaw Komorowski, é apontado como favorito em todas as pesquisas, embora seu partido só tenha conseguido 770 mil assinaturas.

 

O primeiro-ministro polonês e também membro da legenda liberal Plataforma Cidadã (PO), Donald Tusk, já disse que as eleições serão apertadas e que Kaczynski é um concorrente "muito sério".

 

As pesquisas dão a Komorowski 45% das intenções de votos, enquanto Kaczynski aparece em segundo, com 30% de apoio.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.