Espanha autoriza primeiro transplante de pernas do mundo

Autoridades médicas espanholas autorizaram nesta quarta-feira o primeiro transplante de pernas do mundo, informou o Ministério da Saúde e Política Social da Espanha.

REUTERS

26 Maio 2010 | 21h13

O hospital universitário valenciano, onde a intervenção será feita, trabalhará em colaboração com a Fundação Pedro Cavadas, o cirurgião que fez há quatro anos o primeiro transplante de mãos da Espanha e em agosto o primeiro facial.

"Não se trata de fazer o primeiro, nem o segundo, nem o maior, nem o mais difícil. Trata-se de começar um tratamento que possa beneficiar um tipo de paciente em concreto", disse Cavadas à Televisão Espanhola.

A comissão que decide sobre transplantes no país tomou a decisão durante uma reunião ordinária depois de um relatório favorável que indicava que o paciente, uma pessoa jovem que sofre de amputação bilateral de pernas, carece de alternativa, já que não se adaptou à prótese, disse o ministério em nota a jornalistas.

O médico disse que agora é necessário esperar que apareça um doador compatível com o paciente para realizar a operação experimental, que seria a sétima realizada na Espanha de tecidos compostos, depois de três bilaterais de mãos e três de face.

(Reportagem de Itziar Reinlein)

Mais conteúdo sobre:
ESPANHA TRANSPLANTE PERNAS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.