1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Governo da Espanha propõe legislação para dar imunidade ao ex-rei Juan Carlos

REUTERS

20 Junho 2014 | 15h 28

O governo da Espanha propôs nova legislação nesta sexta-feira para proteger o ex-rei Juan Carlos de processos civis e criminais em tribunais comuns, já que ele abdicou esta semana em favor do filho Felipe.

Pelas medidas propostas, o ex-monarca somente responderá à Suprema Corte, a mais alta instância da Justiça espanhola. Proteção semelhante é garantida na Espanha a funcionários do alto escalão, pessoas em cargos do governo e diplomatas.

Duas ações de reconhecimento de paternidade foram apresentadas contra Juan Carlos um ano atrás, mas as cortes não deram encaminhamento às causas por conta da imunidade legal como monarca. Sem a nova legislação sobre imunidade, esses casos poderiam possivelmente ser levados aos tribunais comuns.

Juan Carlos anunciou em 2 de junho que iria abdicar em favor de seu filho, que na quinta-feira foi coroado rei, como Felipe VI.

A iniciativa foi vista como uma tentativa de reavivar a monarquia, abalada por escândalos em um momento em que o país enfrenta dificuldades econômicas.

Uma lei aprovada em abril deu imunidade ao casal real e a seus herdeiros no trono. O governista Partido Popular (PP), de centro-direita, propôs nesta sexta-feira emendar essa lei para incluir o ex-monarca e sua mulher, a rainha Sofia, de acordo com um documento do governo.

A imunidade para Juan Carlos provavelmente seria aprovada dentro de algumas semanas pelo Parlamento, onde o PP tem maioria absoluta.

Outros membros da família real vêm sendo alvo de ações legais. A princesa Cristina, irmã de Felipe, está sendo investigada por suspeitas de fraude fiscal e lavagem de dinheiro. Ela não tem imunidade porque não é herdeira do trono. Um juiz decidirá em breve se o marido dela, Iñaki Urdangarin, será julgado por apropriação de 6 milhões de euros em recursos públicos. Ele e Cristina negam as acusações.

(Reportagem de Rodrigo de Miguel)

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo