Juan Herrero/Efe
Juan Herrero/Efe

Governo espanhol confirma detenção de líder da organização separatista ETA

Números um e dois do braço militar foram detidos perto da fronteira da França com a Espanha

Efe

20 Maio 2010 | 09h09

MADRI - Autoridades da Espanha confirmaram nesta quinta-feira, 20, que Mikel Carrera Sarobe, detido no sul da França, é o responsável da organização terrorista ETA (Pátria Basca e Liberdade).

 

As forças de segurança espanholas consideram que se trata "do principal líder da ETA na atualidade, o responsável pelos comandos paramilitares", afirmou o ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba. O ministro disse que Carrera era o "alvo número um, o mais procurado" pelas forças de segurança.

 

Além de Carrera, foi detido também Arkaitz Aguirregabiria, considerado o "número dois da estrutura militar" do grupo separatista basco, e outros três membros. Aguirregabiria seria o "possível sucessor" de Sarobe na liderança da organização terrorista.

 

Rubalcaba considerou de grande importância as detenções e disse que estas são fruto dos "muitos instrumentos de vigilância" que há no sul da França e de cooperação entre as forças de segurança dos dois países.

 

As detenções aconteceram pouco depois das 6h desta quinta-feira pelo horário local (perto de 1h pelo horário de Brasília) em um apartamento na localidade de Bayonne, perto da fronteira francesa com a Espanha.

Mais conteúdo sobre:
ETA Espanha França terrorismo

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.