1. Usuário
Assine o Estadão
assine


Termina reunião entre presidentes de Rússia e Ucrânia em Belarus

REUTERS

26 Agosto 2014 | 17h 48

Um encontro entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Petro Poroshenko, terminou em Minsk, capital de Belarus, na noite desta terça-feira, disse um porta-voz do Kremlin.

A reunião foi realizada após conversações entre várias partes nas quais os líderes buscavam uma solução para a crise na Ucrânia. O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, que sediou as negociações, disse que elas foram "difíceis".

De acordo com a chefe de política externa da União Europeia, Catherine Ashton, as negociações na capital bielorrussa foram cordiais e positivas.

Ashton, que participou das conversas, disse que ela destacou a necessidade de um cessar-fogo na Ucrânia, a gestão eficaz da fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, a entrega de ajuda para a Ucrânia em plena conformidade com o direito internacional e um processo político para resolver as diferenças internas da Ucrânia.

"Foi cordial, positivo. Havia uma percepção de que era responsabilidade de todos verificar se poderiam fazer o seu melhor para tentar resolver isso", afirmou Ashton a repórteres.

(Reportagem de Alexei Anishchuk e Andrei Makhovsky)