PUBLICIDADE

Terremoto deixa mineradores desaparecidos em mina de carvão da Polônia

Tremor de magnitude 3,4 foi o suficiente para causar tragédia em uma operação extrativista da empresa indiana JWS Steel

Atualização:

Um terremoto de magnitude 3,4 graus na escala Ritcher atingiu uma mina de carvão no sul da Polônia na manhã deste sábado, 5, e deixou trabalhadores desaparecidos. Equipes de resgate estão no local para realizar o trabalho de busca na mina Zofiowka, sob operação da empresa indiana JSW Steel. 

A Polônia tem 33 das 50 cidades mais sujas da União Europeia. Usina de carvão em Belchatow Foto: Maciek Nabrdalik para The New York Times

PUBLICIDADE

Até as 16h45, no horário de Brasília, dois mineradores haviam sido resgatatados com vida no local. Eles ficaram feridos com o desabamento de terra no local mas estavam conscientes, segundo as autoridades. Outros cinco trabalhadores ainda estão desaparecidos. A grande quantidade de metano no ar da região atrasou o resgate em algumas horas, segundo as equipes de resgate. 

+++ O carvão mantém a Polônia quente e os céus poluídos

Segundo uma porta-voz da companhia responsável pela mina, quatro trabalhadores já haviam sido encontrados com vida logo após o terremoto. Os outros dois resgatados estavam a cerca de 900 metros de profundidade, em um grupo de sete trabalhadores que escavavam um novo túnel para extração de minério.

A extração de carvão mineral, principal fonte de energia na Polônia, é a maior atividade industrial no país. Por essa razão, e por conter reserva significativa no solo, o país é um dos maiores produtores do mundo./ Reuters e AP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.