Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Internacional » Alemanha aprova projeto de lei que facilita expulsão de criminosos estrangeiros

Internacional

AFP / PATRIK STOLLARZ

Alemanha aprova projeto de lei que facilita expulsão de criminosos estrangeiros

Decisão foi tomada após ataques atribuídos a migrantes em Colônia na noite de ano-novo; condenado pode perder status de refugiado 

0

O Estado de S. Paulo

28 Janeiro 2016 | 10h19

BERLIM - O governo alemão aprovou na quarta-feira 27 um projeto de lei que autoriza a expulsão de criminosos estrangeiros condenados à prisão, elaborado depois dos ataques atribuídos a imigrantes contra mulheres em 31 de dezembro em Colônia.

"O projeto de lei prevê que estrangeiros criminosos poderão ser expulsos quando forem condenados a uma pena de prisão", indicou o governo após uma reunião do conselho de ministros. Os delitos e crimes abrangidos pela lei são os atos de violência contra uma pessoa, agressões sexuais e ataques contra a polícia. Também poderão ser afetados pela nova lei os ladrões reincidentes.

Uma pessoa condenada pode perder o estatuto de refugiado, de acordo com o projeto elaborado após os crimes em Colônia na noite de 31 de dezembro, quando homens strangeiros, em sua maioria árabes, incluindo muitos refugiados, atacaram mulheres.

Até agora, a polícia, que a princípio minimizou o caso, registrou mais de mil queixas, das quais centenas por agressões sexuais. Esses eventos chocaram os alemães e deram força à crítica da política de imigração da chanceler Angela Merkel. /AFP

Mais conteúdo sobre:

Comentários