Americanos votam legalização do uso da maconha

Se aprovadas, medidas legalizarão vendas no varejo para pessoas acima da idade necessária para consumir álcool.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Movimento pró-legalização da maconha procura vitória nos estados de Alasca, Oregon e Washington, D.C. Foto: AFP

O movimento pró-legalização da maconha, que alcançou vitórias históricas há dois anos, procura um novo impulso nesta terça-feira com eleitores no Alasca, Oregon e Washington, D.C. sobre medidas que permitiriam o uso da maconha por adultos.

PUBLICIDADE

Nas eleições gerais de 2012, os estados de Washington e do Colorado se tornaram os primeiros a legalizar o uso e implementaram sistemas para regular e tributar as vendas.

Se aprovadas, as medidas no Oregon e no Alasca vão legalizar as vendas no varejo para pessoas acima da idade necessária para consumir álcool. Em Washington D.C., a medida tornaria legal cultivar e consumir maconha, mas não vendê-la.

Eleitores da Flórida vai decidir se tornam o estado o 24º a permitir o uso da maconha por razões médicas. A medida precisa da aprovação de 60 por cento para passar.

Independente do resultado das votações realizadas nesta terça-feira, os defensores da legalização da maconha já são planejando expandir sua campanha para a Califórnia, o estado mais populoso dos EUA, em 2016. Fonte: Associated Press.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.