PUBLICIDADE

Ataque do Taleban a tribunal no Afeganistão deixa 10 mortos e 12 feridos

Insurgentes detonaram um veículo carregado de explosivos na entrada do tribunal

Atualização:

CABUL - Pelo menos 5 civis, 4 talebans e 1 policial morreram, e outras 12 pessoas ficaram feridas durante um ataque insurgente nesta quarta-feira, 1º, contra um tribunal na Província de Ghazni, no centro do Afeganistão, informou uma fonte oficial.

O ataque em Ghazni, capital da província homônima, começou por volta das 9h50 (2h20 em Brasília), quando os insurgentes detonaram um veículo carregado de explosivos junto à entrada do tribunal, disse o porta-voz do governo regional, Javid Salangi.

Forças de segurança afegãs ficam sob alerta na entrada dotribunal Foto: AFP PHOTO / ZAKERIA HASHIMI

PUBLICIDADE

Em seguida, os quatro insurgentes tentaram entrar no recinto judicial, algo que apenas um deles conseguiu, enquanto os outros três foram controlados pelas forças de segurança, explicou o porta-voz.

Os agentes que faziam a segurança do tribunal iniciaram então uma troca de tiros com o quarto agressor, e conseguiram abatê-lo minutos mais tarde, acrescentou Salangi.

Segundo a fonte, os funcionários do tribunal foram encaminhados para outro local quando começou o ataque insurgente, o que evitou um número maior de vítimas. "Uma dúzia de civis foram feridos levemente", esclareceu o porta-voz.

O Taleban reivindicou a autoria do atentado em sua conta oficial no Twitter e asseguraram que a explosão "matou e feriu vários policiais". No entanto, os insurgentes costumam exagerar quanto ao alcance de suas ações.

Eles transformaram a Justiça afegã em um de seus principais alvos militares, desde que o governo começou a execução de talebans no dia 8 de maio, matando seis deles.

Publicidade

Na semana passada, na primeira dessas ações armadas após as execuções, pelo menos 10 funcionários da Justiça e civis morreram, e outros 4 ficaram feridos após um ataque suicida contra um ônibus que transportava funcionários do Departamento de Justiça em Cabul.

A instabilidade no Afeganistão vem crescendo desde o fim da missão militar da Otan em dezembro de 2014. Os taleban passaram a avançar no controle do país, assim como na frequência e na dimensão dos atentados nas grandes cidades. /EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.