Avião dos EUA mata quatro no Paquistão, dizem autoridades

Foi o 40º ataque que os norte-americanos fizeram com aeronaves controladas por robôs apenas neste ano

PUBLICIDADE

Por Reuters
Atualização:

Um suposto avião teleguiado dos Estados Unidos disparou dois mísseis contra um reduto de militantes no noroeste do Paquistão nesta quarta-feira, 18, matando quatro pessoas, segundo autoridades locais.

 

PUBLICIDADE

Os EUA já realizaram mais de 40 ataques com aviões-robôs apenas neste ano no noroeste paquistanês, enquanto suas forças enfrentam uma intensificação da insurgência do Taliban no vizinho Afeganistão.

 

O novo ataque ocorreu na região do Waziristão do Norte, na fronteira com o Afeganistão, cerca de 20 quilômetros a oeste de Miranshah, segundo funcionários da agência de inteligência e da força paramilitar do Paquistão.

 

A identidade dos quatro mortos e seis feridos permanece desconhecida, segundo essas fontes, que pediram anonimato.

 

O Waziristão do Norte é um reduto de militantes do Taliban e da Al Qaeda. Desde o mês passado, o Exército paquistanês também tem enfrentado os militantes no vizinho Waziristão do Sul.

 

O Paquistão se opõe oficialmente aos ataques dos aviões teleguiados dos EUA, alegando que eles violam sua soberania. Autoridades norte-americanas dizem que os ataques são realizados sob um acordo com Islamabad. Nesse acordo, o governo paquistanês tolera os ataques enquanto os critica em público.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.