Barco líbio com destino à Itália é encontrado com dezesseis mortos

Estas são as primeiras mortes desde que a União Europeia começou a fazer operações de resgate no Mediterrâneo, no mês passado

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Equipes de resgate italianas encontraram dezesseis corpos em um barco de imigrantes que saiu da Líbia com destino à Itália. Um 17º passageiro morreu pouco depois do resgate, vítima de embolia pulmonar. Outras 74 pessoas foram encontradas com vida.

Foto da equipe da marinha italiana que resgatou barco com imigrantes da Líbia Foto: Divulgação/Marinha da Itália

PUBLICIDADE

Os dezesseis mortos sofreram de desidratação e hipotermia, segundo a Marinha italiana. Um dos passageiros encontrado com vida está em estado crítico, e foi enviado a um hospital em Lampedusa, na Sicília.

O ministro de Relações Exteriores Paolo Gentiloni disse a repórteres que o navio foi encontrado a 240 quilômetros de Lampedusa e a 65 quilômetros de Trípoli, capital da Líbia.

Estas são as primeiras mortes desde que a União Europeia começou a fazer operações de resgate no Mediterrâneo, no mês passado. O programa realiza patrulhas a 50 quilômetros da costa italiana, e substitui a operação Mare Nostrum, organizada apenas pelos italianos, cujo raio de ação era maior e chegava bem mais perto da Líbia.

Gentiloni afirmou que, mesmo com uma ação mais limitada do programa europeu, os navios italianos continuarão a intervir para ajudar os que precisam. Fonte: Associated Press.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.