Luca Bruno/AP
Luca Bruno/AP

Berlusconi anuncia volta à política e promete 'bunga-bunga' para todos

Ex-premiê italiano se reuniu com integrantes do partido Forza Itália para discutir retorno político após ser absolvido no 'caso Ruby'

O Estado de S. Paulo

11 Março 2015 | 18h31

ROMA - O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi anunciou nesta quarta-feira, 11, sua volta à vida política e prometeu "bunga-bunga para todos". O político se reuniu com membros de seu partido, Forza Itália (FI) após a Corte Suprema confirmar sua absolvição no "Caso Ruby".

"Levarei sempre no meu coração a lembrança desse dia. Mas agora sem mais comoção, bunga-bunga para todos", brincou Berlusconi aos seus companheiros de partido.

"Arquivada essa triste página, volto à política para lutar por uma Itália melhor. Obrigado aos juízes", havia dito o ex-premiê em um comunicado antes de encontrar os integrantes do FI. O agradecimento ao juízes não é uma ação comum de Berlusconi, que não polpou palavras de desprezo durante seu julgamento.

Berlusconi foi absolvido das acusações de suposto abuso de poder e incitação à prostituição de menores. "Juro que não me embebedo, mas desta vez sim, faremos um brinde", afirmou Berlusconi, após conhecer a decisão do Supremo. "Tirei um peso de cima de mim. E é uma alegria, sem dúvida, mas também é um grande pesar pensar como as coisas poderiam ser diferentes se não tivesse sido vítima desta horrível perseguição", acrescentou.

O ex-premiê concluiu sua pena de um ano de serviços comunitários por fraude fiscal no "caso Mediaset". Agora, ele está decidido a voltar a liderar a direita italiana, fortalecer o partido que nos últimos meses está se fragmentando e recuperar a influência no Parlamento na hora de tomar decisões que determinem o futuro da Itália. /AFP e EFE

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.