Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

Blogueiro saudita ganha prêmio de direitos humanos da UE

Fundador do fórum na internet Rede Liberal Saudita, foi condenado em setembro de 2014 a dez anos de prisão e mil chicotadas

O Estado de S. Paulo

29 Outubro 2015 | 14h46

ESTRASBURGO - O blogueiro saudita Raif Badawi ganhou nesta quinta-feira, 29, o prêmio Sakharov para a Liberdade de Consciência, concedido a cada ano pelo Parlamento Europeu. Badawi venceu a oposição venezuelana, agrupada na Mesa de Unidade Democrática (MUD), e Boris Nemtsov, político russo assassinado em fevereiro passado. A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá no dia 16 de dezembro.

"Fazer um blog não é um crime. Badawi ganha o prêmio Sakharov 2015. S&D orgulhosos de tê-lo indicado. Agora, liberdade para Badawi", assinalou o grupo dos social-democratas do Parlamento Europeu em sua no Twitter, pouco depois da decisão.

O blogueiro saudita, fundador do fórum na internet Rede Liberal Saudita, foi condenado em setembro de 2014 a dez anos de prisão e a receber mil chicotadas por "insultar o Islã" e criticar a "polícia da moral" saudita em seu blog.

Em junho passado, a Corte Suprema saudita confirmou a condenação, apesar das mostras maciças de solidariedade e apoio internacional que seu caso recebeu. Sua indicação foi apresentada pelos social-democratas, pelos conservadores e reformistas (ECR) e pelos Verdes. /EFE

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.