1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Brasil alerta para risco de 'desaceleração estrutural'

- Atualizado: 28 Janeiro 2016 | 00h 04

Em discurso na cúpula da Celac, chanceler brasileiro pede união do bloco para combater crise econômica

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse nesta quarta-feira, em discurso na sessão plenária da 4.ª Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que a América Latina e o Caribe enfrentam “risco de desaceleração estrutural” e pediu a unidade do bloco para combater a crise econômica.

Presidente Dilma e chanceler Mauro Vieira chegam à cúpula da Celac, em Quito

Presidente Dilma e chanceler Mauro Vieira chegam à cúpula da Celac, em Quito

“Não podemos permitir que esse risco se concretize”, disse Vieira, que fez o pronunciamento em nome da presidente Dilma Rousseff. “No Brasil, estamos desenvolvendo uma estratégia de estabilização fiscal que continuará nos guiando nos próximos anos e nos permitirá priorizar a retomada do crescimento e a construção de um ambiente de confiança, favorável à ampliação dos investimentos e à criação dos empregos.”

Vieira afirmou que o Brasil está confiante em que, já em 2016, começará a superar o cenário atual de dificuldades para alcançar um novo ciclo de crescimento, “com robustez macroeconômica”, mas disse ser necessário, para tanto, “um processo de integração regional abrangente, incluindo organismos como o Mercosul e a Aliança do Pacífico.

“A integração regional deve ir além dos aspectos de desgravação tarifária e incluir outros temas, como serviços e investimentos”, destacou o chanceler, citando como exemplo negociações para a ampliação dos acordos comerciais com México e Colômbia. 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em InternacionalX