Brasileiros em Fukushima serão levados de ônibus para Tóquio

Dois veículos com capacidade para 48 pessoas serão usados para levar brasileiros

PUBLICIDADE

Por Marcela Gonsalves
Atualização:

SÃO PAULO - O Itamaraty informou, através de sua assessoria de imprensa, que dois ônibus com capacidade para 48 pessoas resgatariam nesta terça-feira, 15, brasileiros que estão na região de Fukushima, no Japão. A área foi bastante afetada pelo tsunami na semana passada e, segundo o consulado, os veículos serão suficientes para levar todos os brasileiros até a periferia de Tóquio.

 

PUBLICIDADE

Veja também: blog Twitter: Siga a correspondente Cláudia Trevisan, que está no Japãoespecial Infográfico: Entenda o terremoto maiores tragédias dos últimos 50 anosdocumento Relatos: envie textos, vídeos e fotos para portal@grupoestado.com.brsom Território Eldorado: Ouça relato do embaixador e de brasileiros no Japãomais imagens Galeria de fotos: Tremor e tsunami causam destruiçãoblog Arquivo Estado: Terremoto devastou Kobe em 1995

 

Havia mais brasileiros na região, mas parte deles já saiu por conta própria para se abrigar em casa de amigos ou familiares.

 

A embaixada também articula duas missões nas áreas mais atingidas do país. Para Sendai foram enviados um diplomata e um funcionário do Ministério das Relações Exteriores para apurar as necessidades dos brasileiros na região. A expectativa é que eles permaneçam no local até sexta-feira, 18, para apurar junto à comunidade o que pode ser feito.

 

Em Ibaraki, há uma missão semelhante. O local foi menos afetado pelo desastre natural, mas abriga uma grande comunidade de brasileiros.

 

O Itamaraty afirmou ainda que na área de risco de contaminação da usina nuclear não há nenhum brasileiro.

 

Leia ainda:link Para França, vazamento nuclear é mais grave linkTécnicos controlam fogo em reator e nível de radiação cai 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.