Doug Mills/The New York Times
Doug Mills/The New York Times

Câmara dos Deputados dos EUA escolherá presidente no dia 29

Deputados escolherão substituto do atual presidente, John Boehner, que anunciou sua renúncia no mês passado; deputado pelo Estado de Wisconsin, Paul Ryan, saiu candidato

O Estado de S. Paulo

21 Outubro 2015 | 18h53

Os parlamentares da Câmara dos Deputados americana elegerão o próximo presidente da Casa no dia 29, anunciou nesta quarta-feira, 21, o republicano John Boehner, atualmente no cargo. No mês passado, ele anuncio que renunciará ao cargo. 

O grupo republicano elegerá seu candidato internamente um dia antes e os 435 membros da Câmara, 188 democratas e 247 republicanos, votarão como estava previsto no dia 29, apesar dos imprevistos das últimas duas semanas.

A maioria republicana na Câmara não tem líder desde que John Boehner anunciou sua renúncia e seu número dois, Kevin McCarthy, anunciou no dia 8 de outubro que retirava sua candidatura. McCarthy era considerado o sucessor mais provável de Boehner, mas um grupo de congressistas da ala mais conservadora havia dito que votaria contra ele, como força de pressão para que ele fosse obrigado a fazer concessões.

Na terça-feira, o deputado pelo Estado de Wisconsin, Paul Ryan, anunciou está disposto a se apresentar como candidato, mas apenas com certas condições, entre elas o apoio unânime dos conservadores, incluindo o da facção mais à direita.

Ryan vinha sendo cortejado há semanas por vários dirigentes e legisladores de seu partido para concorrer à presidência da Casa. O representante de Wisconsin se reuniu na terça a portas fechadas com seus colegas de bancada para transmitir sua posição./ AFP e EFE 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.