AFP PHOTO / BERTRAND GUAY
AFP PHOTO / BERTRAND GUAY

Casa Branca celebra Mês da Herança Hispânica e recebe banda cubana

O Buena Vista Social Club é a atração principal do evento, que deve contar com a presença do presidente Barack Obama e do embaixador cubano nos EUA

O Estado de S. Paulo

15 Outubro 2015 | 09h30

WASHINGTON - Pela primeira vez em mais de 50 anos, uma banda cubana se apresentará na Casa Branca. O grupo Buena Vista Social Club é a atração principal do evento que ocorrerá no local nesta quinta-feira, 15, para celebrar o Mês da Herança Hispânica.

O presidente Barack Obama deve fazer um discurso durante a celebração. O embaixador de Cuba nos EUA foi convidado.

A Casa Branca disse que o Buena Vista Social Club será a primeira banda cubana a se apresentar debaixo de seu teto em mais de cinco décadas.

O evento ocorre em meio à reaproximação dos EUA e Cuba, anunciada no ano passado, quando autoridades disseram que as relações diplomáticas entre os dois países seria retomada após mais de meio século de hostilidades.

O Buena Vista Social Club começou entre 1940 e 1950 como um local na vizinhança de Marianao, em Havana, apenas para membros, frequentado por músicos e artistas da ilha. No seu período de maior sucesso, o clube encorajou o desenvolvimento de estilos musicais afro-cubanos, que são as raízes da salsa.

Nos anos 1990, o local fechou, mas inspirou uma gravação feita pelo músico cubano Juan de Marcos Gonzalez e o guitarrista americano Ry Cooder com músicos tradicionalmente cubanos.

Após a morte de alguns membros principais, a cantora e dançarina cubana Omara Portuondo, o guitarrista e vocalista Eliades Ochoa, Barbarito Torres, Manuel “Guajiro” Mirabal no trompete e Jesus “Aguaje” Ramos no trombone começaram a ganhar destaque ao espalhar a música cubana pelo mundo sob o nome de Buena Vista Social Club. /ASSOCIATED PRESS

Mais conteúdo sobre:
Casa Branca Estados Unidos Cuba

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.