1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

CENÁRIO: Hillary, a grande vitoriosa da Superterça nos EUA

- Atualizado: 02 Março 2016 | 23h 15

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton emergiu como a grande vitoriosa da Superterça, garantindo, na prática, a indicação de seu partido para a eleição de novembro. Embora seu concorrente na legenda, Bernie Sanders, tenha vencido em quatro Estados, Hillary triunfou com mais folga nos colégios eleitorais maiores, como Texas, Geórgia e Virgínia.

Os delegados de cada Estado são divididos proporcionalmente à votação de cada pré-candidato. Assim, a conquista de dois terços dos votos no Texas, por exemplo, significa quatro vezes mais delegados do que o obtido por um candidato que vença num Estado menor, como Oklahoma. Além disso, tradicionalmente, candidatos vitoriosos da Superterça ampliam sua capacidade de atrair doações eleitorais. 

Votações na Superterça
Cláudia Trevisan / Estadão
Votações na Superterça

Americanos vão às urnas para a chamada Superterça, quando se define o maior número de delegados às convenções partidárias

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em InternacionalX