PUBLICIDADE

Colômbia pede retirada de outdoor de ‘Narcos’ exposto em Madri

Presidente Juan Manuel Santos afirmou que Pablo Escobar não deve ser exaltado como herói

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

MADRI - A chanceler da Colômbia, María Ángela Holguín, pediu na terça-feira 13 a retirada de um outdoor da série de televisão “Narcos”, produção da Netflix, exposto na emblemática Porta do Sol, no coração de Madri. A imagem mostra o ator Wagner Moura, que interpreta o narcotraficante Pablo Escobar, e a frase “Oh, branco Natal”, em clara referência à cocaína.

Nesta quarta-feira, 14, o presidente Juan Manuel Santos afirmou que Escobar não deve ser tratado como herói e criticou a colocação do outdoor. “Pablo Escobar era um assassino que não merece em nenhuma circunstância e de nenhum ponto de vista ser exaltado como herói”, disse o presidente à rádio Onda Cero.

Outdoor da série "Narcos"na Porta do Sol, em Madri Foto: EFE/Chema Moya

PUBLICIDADE

A chanceler, que acompanha Santos em sua viagem oficial pela Espanha após receber o Nobel da Paz em razão das negociações de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), falou sobre a polêmica em uma entrevista na embaixada colombiana em Madri.

Segundo Holguín, a embaixada entrou em contato com a prefeitura da capital espanhola e com a Netflix para que o outdoor seja retirado porque, na sua opinião, passa uma imagem negativa da Colômbia.

Um porta-voz da prefeitura disse à agência France Press que não está prevista a retirada do outdoor porque a sutileza da mensagem impede de qualificar a propaganda como algo que faz apologia ao uso de drogas.

A chanceler colombiana ressaltou os esforços do país nos últimos anos para “virar página” e superar a imagem vinculada ao narcotráfico e disse estar convencida de que essa percepção agora é diferente, embora “os preconceitos existam”.

“Como produção cinematográfica, (Narcos) é uma série muito boa. O problema é que nós colombianos vivemos esse drama de Pablo Escobar e sofremos com essa recordação”, desabafou o presidente Santos, lembrando que o chefe do cartel de Medellín mandou matar milhares de pessoas.

Publicidade

A série “Narcos” é uma das produções de mais êxito da Netflix e mais um capítulo da fascinação do mundo cinematográfico em torno da figura de Pablo Escobar, o narcotraficante que já foi retratado em diversos filmes e séries. 

O filho de Escobar, Juan Pablo Escobar, escreveu um livro sobre a vida do pai com a intenção de reduzir a percepção positiva que os jovens podem ter tido sobre o mundo das drogas justamente ao assistirem a produções cinematográfica. “Quero que todos entendam que não é 'cool' ser narcotraficante.” / AFP e EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.