China retira da internet documentário sobre meio ambiente visto por milhões

O filme expõe os custos sociais e de saúde dos graves problemas de poluição no país

Associated Press

07 Março 2015 | 12h01

Um documentário sobre os problemas ambientais da China, que foi visto por centena de milhões de pessoas na última semana, foi removido dos sites chineses, no momento em que o Legislativo do país realiza sua fechada reunião anual.

O filme de 104 minutos chamado "Under the Dome" (Sob o Domo) não podia mais ser visto na manhã deste sábado em conhecidos sites de streaming na China. O site Hao123 mostrava uma mensagem avisando que o documentário não fora aprovado após passar pelas verificações da página.

Mas a obra ainda podia ser assistia em sites de notícias com sede em Hong Kong, como ifeng.com e YouTube.

A ex-repórter da televisão estatal chinesa Chai Jing estrela o documentário e diz que produziu o filme para mostrar os custos sociais e de saúde dos graves problemas de poluição no país.

No filme, ela descreve sua ansiedade por ter de criar a filha dentro de casa para protegê-la da poluição do ar e detalha as causas e consequências da degradação ambiental.

O documentário foi lançado na semana passada, num momento politicamente sensível, dias antes do início da reunião anual do Congresso Nacional do Povo, que vai discutir a poluição do ar em Pequim.

Inicialmente, o filme recebeu apoio do ministro do Meio Ambiente e foi elogiado pela mídia estatal chinesa.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.