Copiloto comandava avião da AirAsia pouco antes da queda

Aeronave levou três minutos para cair no mar, mostrou investigação; buscas por corpos podem ser encerradas nos próximos dias

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Equipe de investigação fala sobre a queda do voo da AirAsia Foto: Adi Weda / Efe

BANGCOC - O copiloto francês do avião da AirAsia que caiu no mar em dezembro estava no comando do avião pouco antes do acidente, após realizar uma manobra para evitar uma tempestade, disse nesta quinta-feira, 29, o principal integrante da equipe de investigações indonésia. A aeronave demorou três minutos para cair na água.

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Os registros da caixa-preta com os dados de voo permitiram uma "imagem muito clara", segundo ele, sobre o que aconteceu nos últimos momentos do voo QZ8501 da AirAsia, mas as autoridades divulgam poucos detalhes.

O Airbus A320 desapareceu das telas de radar em meio ao mau tempo no dia 28 de dezembro, a menos da metade do caminho de um voo de duas horas iniciado na segunda maior cidade da Indonésia, Surabaya, com destino a Cingapura. Todas as 162 pessoas a bordo morreram.

"O segundo no comando, popularmente chamado de copiloto, geralmente se senta à direita da cabine. No momento, ele estava pilotando o avião", disse o chefe da Comissão Nacional de Segurança nos Transportes, investigador Mardjono Siswosuwarno, referindo-se ao primeiro oficial Remi Plesel.

"O capitão, sentado à esquerda, estava no monitoramento". Acredita-se que o capitão Iriyanto, de 53 anos, voltou a assumir o controle da aeronave no lugar de Plesel quando o avião começou a subir e depois a descer drasticamente, disseram autoridades.

A causa do primeiro acidente fatal da AirAsia, cerca de 40 minutos depois de decolar, ainda é desconhecida.

Os investigadores disseram que os gravadores de dados de voo e das vozes na cabine mostraram que o avião estava viajando a uma altitude estável antes do acidente. A aeronave estava em boas condições quando decolou e todos os membros da tripulação estavam certificados adequadamente, disseram.

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A Indonésia já havia dito que o avião subiu abruptamente de sua altura de cruzeiro e depois parou, ou perdeu altitude, antes de mergulhar descontrolado no mar. O piloto pediu para subir de 32 mil para 38 mil pés ao se deparar com uma tempestade que atingia os 44 mil pés.

Apesar de obter permissão para subir até os 34 mil pés, o avião virou à esquerda para subir até 37.400 pés em 30 segundos e depois voltou a descer para 32 mil pés em outros 30 segundos, antes de começar a queda no mar que demorou três minutos.

O chefe da Comissão, Tatang Kurniadi, declarou que a Indonésia tinha encaminhado na quarta-feira o seu relatório preliminar sobre o acidente à Organização Internacional da Aviação Civil, como exigido pelas normas da aviação mundial.

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O texto, não divulgado ao público, era puramente factual e não continha nenhuma análise, disse ele, acrescentando que o relatório final, completo, levaria pelo menos de seis a sete meses para ser concluído.

Buscas. Na quarta-feira, a Indonésia informou que a busca de dezenas de vítimas que ainda estão desaparecidas poderia acabar em poucos dias, se não forem encontrados mais corpos. A operação de resgate encontrou 70 corpos no mar de Java e esperava localizar outros depois de achar a fuselagem do avião. Mas os dias de mau tempo e a visibilidade ruim dificultam o trabalho dos mergulhadores da Marinha. /EFE e REUTERS

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