1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

Coreia do Norte ameaça ataque nuclear

- Atualizado: 12 Março 2016 | 11h 04

Após Coreia do Sul iniciar exercícios militares em parceira com os EUA, exército norte-coreano reafirmou neste sábado que está preparado para lançar um ataque nuclear preventivo

SEUL - Após a Coreia do Sul iniciar a realização exercícios militares em parceira com os Estados Unidos na última segunda-feira, o exército norte-coreano reafirmou neste sábado que está preparado para lançar um ataque nuclear preventivo e "libertar o Sul, inclusive Seul". A medida seria uma resposta às intenções sulistas de "avançar contra Pyongyang", ainda que os Estados Unidos e a Coreia do Sul afirmem que as operações não passam de "exercícios de rotina".

Autoridades sul-coreanas teria entrado em contato com o vizinho do norte pedindo que parem com as ameaças e este tipo de comportamento, alertando que a provocação pode resultar em conflito.

Um ataque preventivo desta magnitude é pouco provável, afirmam analistas, já que tem grande potencial de acarretar na queda do líder autoritário Kim Jong Un, diante de uma eventual retaliação norte-americana. A percepção é de que a retórica norte-coreana tem como alvo o público interno, numa tentativa de demonstrar força nas vésperas de um grande encontro do partido vigente, que deve ocorrer em maio.

Neste ano, os exercícios militares sul-coreanos ocorrem após o recente teste nuclear realizado pela Coreia do Norte, com o lançamento de um míssil de longo alcance. / Fonte: Associated Press. 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em InternacionalX