Coreia do Norte prepara lançamento de satélite, diz jornal sul-coreano

Em fevereiro de 2016, a Coreia do Norte lançou um satélite que a comunidade internacional considerou como um teste de míssil camuflado

O Estado de S.Paulo

26 Dezembro 2017 | 05h12

SEUL - A Coreia do Norte está se preparando para lançar um satélite, informou nesta terça-feira, 26, um jornal sul-coreano, em um momento em que vários especialistas têm advertido que seu plano espacial é uma cobertura para o programa nuclear.

Pyongyang enfrenta múltiplas sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) por seus testes de mísseis e tem prometido realizar ensaios que envolvam tecnologia de projéteis, o que envolve também os satélites.

++ ONU corta em 90% combustível vendido à Coreia do Norte

"Mediante vários canais, ficamos sabendo que o Norte terminou um novo satélite que nomeou Kwangmyongsong-5", disse o jornal Joongang Ilbo, citando como fonte um funcionário do governo de Seul. "Seu plano é colocar em órbita um satélite equipado com câmeras e instrumentos de comunicação", acrescentou.

++ Novas sanções da ONU são 'ato de guerra', reage Coreia do Norte

Em fevereiro de 2016, a Coreia do Norte lançou o satélite Kwangmyongsong-4, um projeto que a comunidade internacional considerou como um teste de míssil balístico camuflado.

++ Soldado norte-coreano deserta para Coreia do Sul

Um porta-voz do comando militar sul-coreano indicou que "não havia nada fora do comum", mas Seul estava alerta diante de qualquer tipo de provocação, "incluindo testes de mísseis de longo alcance camuflados como lançamentos de satélites". /AFP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.