Kim Hong Ji/Reuters
Kim Hong Ji/Reuters

Coreia do Sul dispara míssil de 800 km de alcance

Lançamento ocorre logo após Pyongyang disparar míssil no Mar do Japão

O Estado de S.Paulo

06 Abril 2017 | 01h45

SEUL -  A Coreia do Sul disparou com êxito um míssil balístico desenvolvido no país com alcance suficiente para impactar o território da Coreia do Norte, informou nesta quinta-feira, 6, a agência de imprensa sul-coreana Yonhap. 

O teste ocorre um dia após Pyongyang disparar um míssil no Mar do Japão, o que analistas interpretaram como uma advertência antes do encontro entre o presidente norte-americano Donald Trump e o mandatário chinês Xi Jinping. 

A Coreia do Sul, aliada dos EUA, assinou um acordo em 2012 com Washington para triplicar o alcance de seus sistemas balísticos. Desde então, desenvolve mísseis com maior alcance. Porta-vozes do Ministério da Defesa da Coreia do Sul não quiseram fazer comentários sobre o assunto. 

Seul planeja lançar um novo míssil em 2017 depois de novos testes, acrescentou a agência Yonhap. O equipamento poderá chegar a qualquer parte da Coreia do Norte, inclusive se for disparado do sul da península. 

Em junho, Seul disparou com êxito um míssil de 500 quilômetros de alcance feito no país e capaz de transportar uma carga de tonelada. 

O programa nuclear e de armamentos da Coreia do Norte deve dominar a agenda do primeiro encontro entre Trump e Xi Jinping nesta quinta-feira. / AFP

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.