Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Internacional

Internacional » CS da ONU reúne-se para discutir crise no Iraque

Internacional

Internacional

ONU

CS da ONU reúne-se para discutir crise no Iraque

O Conselho de Segurança reúne-se nesta quinta-feira para discutir a crise no Iraque, mas há poucas perspectivas para a adoção de alguma ação pelo mais poderoso organismo da Organização das Nações Unidas (ONU).

0

Agência Estado

12 Junho 2014 | 13h57

Integrantes do conselho recebiam informações do principal enviado da ONU no Iraque, Nickolay Mladenov, por meio de videoconferência de Bagdá, reunião que acontecia a portas fechadas.

O embaixador da Rússia na ONU, Vitaly Churkin, atual presidente do Conselho de Segurança, disse que a situação no Iraque é "extremamente dramática", mas afirmou nesta quinta-feira que não sabe o que o organismo pode fazer.

Ele declarou que as raízes do conflito estão na guerra do Iraque e que no fracasso da reconstrução e reestruturação das agências e do Exército do país.

O conselho disse na quarta-feira que deplora "nos termos mais fortes" o ataque terrorista contra a segunda maior cidade do Iraque, Mosul, e condenou os recentes ataques em outras partes do país com o objetivo de desestabilizar o Iraque e a região.

Fonte: Associated Press.

Mais conteúdo sobre:

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.