1. Usuário
Assine o Estadão
assine


CS da ONU reúne-se para discutir crise no Iraque

Agência Estado

12 Junho 2014 | 13h 57

O Conselho de Segurança reúne-se nesta quinta-feira para discutir a crise no Iraque, mas há poucas perspectivas para a adoção de alguma ação pelo mais poderoso organismo da Organização das Nações Unidas (ONU).

Integrantes do conselho recebiam informações do principal enviado da ONU no Iraque, Nickolay Mladenov, por meio de videoconferência de Bagdá, reunião que acontecia a portas fechadas.

O embaixador da Rússia na ONU, Vitaly Churkin, atual presidente do Conselho de Segurança, disse que a situação no Iraque é "extremamente dramática", mas afirmou nesta quinta-feira que não sabe o que o organismo pode fazer.

Ele declarou que as raízes do conflito estão na guerra do Iraque e que no fracasso da reconstrução e reestruturação das agências e do Exército do país.

O conselho disse na quarta-feira que deplora "nos termos mais fortes" o ataque terrorista contra a segunda maior cidade do Iraque, Mosul, e condenou os recentes ataques em outras partes do país com o objetivo de desestabilizar o Iraque e a região.

Fonte: Associated Press.