Delta solicita permissão para viajar a Cuba saindo de 4 cidades dos Estados Unidos

Companhia americana espera operar rotas para a ilha decolando de Atlanta, Nova York, Miami e Orlando; parceria com a Gol pode facilitar acesso de brasileiros que queiram visitar a ilha

PUBLICIDADE

Atualização:

NOVA YORK, EUA - A companhia aérea americana Delta anunciou na quarta-feira que solicitou autorização para iniciar voos diários diretos a Cuba de seus centros em Atlanta, Nova York, Miami e Orlando, após a retomada das relações entre os Estados Unidos e a ilha.

No último dia 16 de fevereiro ambos países assinaram um histórico acordo sobre aviação civil que inclui rotas regulares diretas pela primeira vez em mais de 50 anos a partir do último trimestre deste ano.

Companhia aérea americana Delta solicitou permissão para operar voos para Cuba partindo de Atlanta, Nova York, Miami e Orlando Foto: Chris O"Meara/AP

PUBLICIDADE

"Esperamos fornecer acesso à ilha a partir dos EUA e ao redor do mundo", disse em comunicado Nicolás Ferri, vice-presidente da Delta para a América Latina.

Como a Delta é parceira da Gol em voos para essas quatro cidades nos EUA, a concessão da autorização pode proporcionar um aumento do leque de opções para os brasileiros que queiram visitar a ilha.

Em 17 de fevereiro foi aberto o processo de licitação para que as companhias aéreas americanas apresentassem suas solicitações ao Departamento de Transporte, prazo que expirou na quarta-feira, e o governo deverá dar-lhes uma resposta antes de 14 de março.

O acordo, que não exclui os voos charter que operam há muito tempo dos Estados Unidos a Cuba, contempla 20 voos diários a Havana e 10 voos diários a outros nove aeroportos na ilha. / EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.