PUBLICIDADE

Descarrilamento de trem do metrô em Moscou deixa 20 mortos

Segundo o Ministério das Emergências, mais de 150 pessoas ficaram feridas; causas do acidente são investigadas

Atualização:
Equipes de resgate chegam para socorrer vítimas de acidente no metrô de Moscou Foto: Sergei Karpukhin/Reuters

(Atualizada às 10h25) MOSCOU - O descarrilamento de um trem do metrô de Moscou nesta terça-feira, 15, deixou ao menos 20 mortos e 161 feridos, informou o Ministério das Emergências. Esse é o pior acidente da história do metrô russo.

PUBLICIDADE

"Dezenove pessoas morreram no local (do acidente) e uma vítima morreu no hospital", afirmou o porta-voz do Ministério da Saúde Oleg Salagai, atualizando o balanço do número de mortos, que ainda pode aumentar. Das pessoas feridas, 129 foram levadas a um hospital da região, 42 estão em estado grave.

O comitê de investigação da Rússia disse estar examinando as causas do acidente, mas parece não haver suspeita de crime. O trem da linha azul do metrô descarrilou entre as estações Bulevar Slaviansky e Parque Pobedy por volta de 8h30 (horário local).

O prefeito de Moscou, Serguei Sobianin, foi ao local do acidente e decretou a quarta-feira de luto.

Imagens de TV mostraram passageiros feridos sendo levados para fora das estações em macas, ensanguentados e com ataduras. Helicópteros transportaram as vítimas em estado mais grave.

Os passageiros ficaram em estado de choque e gritavam ao serem levados para a superfície pelas equipes de socorro. Dezenas de ambulâncias e helicópteros foram enviados ao local. "O que ocorreu (hoje) foi um dos acidentes mais graves da história", afirmou Sobianin.

Investigadores disseram que uma elevação repentina na tensão elétrica provocou a parada do trem e fez com que diversos vagões saíssem dos trilhos entre as estações. Foi aberta uma investigação por violação das normas de segurança.

Publicidade

"Ele brecou muito de repente. As luzes se apagaram e havia muita fumaça. Fui empurrado para um lado e todos caíram", contou um homem, com o nariz ensanguentado, em declaração à TV Rossiya-24.

A estação Parque Pobedy é a mais profunda do metrô e foi aberta em 2003. A Bulevar Slaviansky foi inaugurada em 2008. O metrô de Moscou, conhecido pela eficácia e pontualidade, foi aberto em 1935 e tem um dos mais altos fluxos de passageiros do mundo. / AP e REUTERS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.