Egito diz ter identificado suicida de atentado contra igreja

Dois atentados, realizados no Domingo de Ramos, deixaram 45 mortos e foram reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico

PUBLICIDADE

Atualização:

CAIRO -O Ministério do Interior egípcio anunciou nesta quinta-feira ter identificado o suicida que no domingo lançou um atentado mortífero contra a igreja copta Mar Girgis em Tanta, no norte do país.

Na véspera, havia anunciado a identificação do outro suicida, que no mesmo dia atacou uma igreja na Alexandria. Os dois atentados, realizados no Domingo de Ramos, deixaram 45 mortos e foram reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Corpos de cristãos coptas mortos em atentado no fim de semana são velados no Cairo Foto: AP Photo/Nariman El-Mofty

PUBLICIDADE

O ministério afirmou em um comunicado que o suicida foi identificado como "Mamduh Amin Mohamed Baghdadi, nascido em 1977 em Qena no Alto Egito, onde residia". Segundo o texto, ele era "dirigente" de uma célula terrorista. O ministério também anunciou a detenção de três membros dessa célula.

O governo aumentou de 100.000 a 500.000 libras egípcias (5.100 a 26.000 euros) a recompensa oferecida a qualquer pessoa que forneça informação que permita deter outro membro da célula vinculada, segundo o ministério, aos ataques do domingo.

Na quarta-feira, o ministério do Interior identificou o autor do atentado contra a igreja copta de Alexandria como Mahmud Hasan Mubarak Abdala, nascido em Qena em 1986.

O primeiro ataque cometido no domingo contra a igreja Mar Girgis de Tanta deixou 28 mortos. O segundo, na entrada da igreja São Marcos de Alexandria, matou 17 pessoas. Em relação a esses atentados, o presidente egípcio Abdel Fattah Al Sissi decretou o estado de emergência para um período de três meses.

Em meio a esse clima de tensão, a Igreja anunciou na quarta-feira que limitará as celebrações de Páscoa às missas dentro das igrejas./ AFP

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.