Espanha anuncia prisão dos 2 principais líderes do ETA

Um suspeito detido na França hoje foi identificado como Mikel Carrera Sarobe, o membro "mais procurado" do grupo separatista ETA (Pátria Basca e Liberdade) na Espanha, informou o ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba. A autoridade ainda anunciou a prisão do número 2 do grupo, Arkaitz Aguirregabiria del Barrio, junto com Sarobe. "Caíram o número 1 do ETA e seu lugar-tenente, as duas pessoas mais procuradas pelas polícias espanhola e francesa", afirmou Rubalcaba, em entrevista coletiva.

AE-AP, Agência Estado

20 Maio 2010 | 10h23

O ministro disse que Sarobe também é o membro "mais procurado" do ETA na França por causa do envolvimento dele com a morte de um policial na região de Paris, em março. Outros três homens suspeitos de pertencerem ao ETA foram detidos. "É uma operação importante, mas vamos esperar até que tenha terminado", disse Rubalcaba.

O ETA luta pela independência do território basco, no norte da Espanha e no sudoeste da França. É considerado uma organização terrorista pela União Europeia (UE) e pelos Estados Unidos. Seus membros já mataram 825 pessoas, desde o final dos anos 1960. Com informações da Dow Jones.

Mais conteúdo sobre:
Espanha França ETA prisão

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.