1. Usuário
Assine o Estadão
assine

EUA ajudarão Alemanha a investigar espião alemão

AE - Agência Estado

07 Julho 2014 | 16h 41

Casa Branca diz estar ciente de que um cidadão alemão foi preso sob acusação de trabalhar para o governo americano

WASHINGTON - Os EUA trabalharão junto com a Alemanha para investigar os relatos de que um funcionário do serviço de inteligência alemão atuou como espião para o governo americano, afirmou a Casa Branca.

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse que os EUA estão cientes de que um cidadão alemão foi preso sob acusação de que estaria trabalhando para o governo americano. No entanto, Earnest não disse se os relatos são verdadeiros.

"Isso é um assunto de inteligência, é um assunto que está sob investigação das autoridades da Alemanha, então não estou em posição de comentar daqui", declarou o porta-voz. A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, já afirmou que, se isso for verdade, o caso será caracterizado como uma "clara quebra" de confiança.

Perguntado sobre o comentário de Merkel, Earnest respondeu que "a relação com a Alemanha é altamente valorizada pelo país e pelo governo por uma série de razões, incluindo a sólida cooperação e parceria que temos quando se trata de segurança nacional e rede de inteligência".

"Estamos comprometidos a garantir que essa questão seja resolvida adequadamente", disse. / Associated Press.