1. Usuário
Assine o Estadão
assine

EUA alertam sobre ameaça terrorista ''verossímil''

Denise Chrispim Marin - O Estado de S.Paulo

09 Setembro 2011 | 00h 00

Segundo fontes do Pentágono, o alvo seria Nova York ou Washington; polícia busca três americanos suspeitos que teriam material para um caminhão-bomba

ESPECIAL: Dez Anos do 11 de Setembro

 

 

 

WASHINGTON - O governo dos Estados Unidos recebeu "informação verossímil" e específica sobre uma possível ação terrorista antes do dia 11, quando se completam os dez anos dos ataques da Al-Qaeda ao World Trade Center, em Nova York, à sede do Pentágono e ao avião derrubado na Pennsylvania. A informação foi repassada à imprensa pelo porta-voz do Departamento de Segurança Interna, Matt Chandler.

 

Veja também:

documento ESPECIAL: Dez anos do 11 de Setembro

som ESTADÃO ESPN: Série especial

forum PARTICIPE: Onde você estava quando soube dos atentados?

Os ataques estariam sendo preparados por três cidadãos americanos supostamente aliciados pela organização terrorista Al-Qaeda, conforme informou uma autoridade do Pentágono à rede de televisão CNN. Uma fonte policial disse que eles estão sendo procurados. Os suspeitos teriam vindo recentemente do Afeganistão e teriam em seu poder os materiais necessários para montar um caminhão-bomba ou um carro-bomba. O alvo seria Nova York ou Washington. O resultado dessa investigação foi enviado na noite de quarta-feira por agentes de inteligência ao governo americano.

Desde o início da semana, os EUA adotaram medidas adicionais de segurança por causa das homenagens aos 3 mil mortos e 6 mil feridos nos ataques de 11 de setembro de 2001 e da execução do líder máximo da Al-Qaeda e mentor dos atentados, Osama Bin Laden, em maio.

Em comunicado na noite de ontem para comentar a ameaça terrorista e anunciar as medidas com outras autoridades da área de segurança, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse que "a polícia e o FBI estão em alerta máximo, mesmo sem a ameaça ter sido confirmada.

Bloomberg disse que medidas de segurança adicionais foram adotadas. O contingente da polícia de Nova York será um terço maior ao longo do fim de semana. Postos de controle de veículos serão instalados em Manhattan, bolsas e mochilas serão inspecionadas nas estações de metrô. A segurança será reforçada em pontes, túneis, balsas, atrações turísticas e eventos esportivos. Aparelhos de radiação serão colocados em mais locais de Manhattan. Cães farejadores de bomba também serão utilizados em uma escala maior.

"Os moradores de Nova York perceberão algumas destas medidas, mas outras não. O mais importante é, como sempre dizemos, que sejam vigilantes. Caso vejam algo suspeito, liguem para as autoridades", disse o prefeito.

Obama foi informado sobre a nova ameaça terrorista na manhã de ontem e determinou o aumento das medidas de segurança, informou a Casa Branca. "O presidente instruiu a comunidade de contraterrorismo a redobrar seus esforços para responder a essa verossímil, mas não confirmada, informação", afirmou um funcionário.

Chandler explicou à agência Reuters que, algumas vezes, esse tipo de informação é "crível" e desperta intensa atenção dos setores de segurança nacional. Em outros, não tem credibilidade e há poucas chances de resultar em um atentado real. "Independentemente disso, levamos a sério todos os relatórios sobre ameaças", afirmou. / COLABOROU GUSTAVO CHACRA, DE NY

  • Tags:

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo