1. Usuário
Assine o Estadão
assine


EUA banem a fabricação de minas antipessoais

AE - Agência Estado

27 Junho 2014 | 15h 52

A administração Obama anunciou nesta sexta-feira que os EUA não irão mais produzir ou adquirir minas terrestres, uma decisão que faz com que o país adote as recomendações do Tratado de Ottawa, do qual o governo norte-americano não era signatário.

"O ajuste da política de minas terrestres ressalta o compromisso dos EUA com o espírito e os objetivos humanitários da Convenção de Ottawa", informou a Casa Branca em um comunicado.

O Tratado de Ottawa foi assinado em 1997 por 157 países e proíbe o uso, a produção, a estocagem e a transferência de minas terrestres antipessoais.

A política de minas terrestres tem sido um ponto de grande debate na política norte-americana, com os ativistas antiminas alegando que o país deveria abandonar o uso de uma arma que continua apresentando um risco para as populações mesmo depois de acabada uma guerra.

Por outro lado, os adversários do Tratado dizem que minas terrestres continuam a ser uma ferramenta importantes, principalmente no caso do paralelo 38, uma linha de defesa estabelecida entre as duas Coreias. Fonte: Dow Jones Newswires.