1. Usuário
Assine o Estadão
assine

EUA e Otan devem enviar 4 mil tropas para leste europeu

Estadão Conteúdo

02 Setembro 2014 | 19h 53

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e seus aliados do Ocidente devem aprovar nesta semana o envio de pelo menos 4 mil tropas e equipamentos militares para o leste europeu, para reforçar os compromissos da Organização do Tratado do Atlântico (Otan) de oferecer segurança aos estados membros que estão próximos da fronteira com a Rússia, em função das tensões no território ucraniano.

Os conflitos entre Rússia e Ucrânia ocorrem em um momento em que os membros da Otan estão cortando gastos militares e reavaliando o papel da organização depois de vários anos de paz na Europa. Apesar da Ucrânia não fazer parte da Otan, alguns países do leste e do centro do continente temem ser os próximos alvos das tropas russas, o que obriga o bloco a dar demonstrações de segurança. O presidente russo, Vladimir Putin, nega que esteja enviando ajuda para os separatistas pró-Rússia em combate na Ucrânia.

Na quinta-feira, Obama também fará uma demonstração de solidariedade com os países do leste europeu, em sua visita à Estônia para reunião com líderes da região báltica. A suposta intromissão da Rússia nos conflitos na Ucrânia já gerou algumas sanções econômicas dos Estados Unidos e da Europa para com os russos, que responderam suspendendo a importação de alimentos destes países por um ano. Fonte: Associated Press.