EUA parabenizam Karzai por reeleição no Afeganistão

O governo dos Estados Unidos parabenizou hoje o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, pela reeleição hoje. "Nós parabenizamos o presidente Karzai por sua vitória nesta eleição histórica e esperamos trabalhar com ele" na reforma e na melhora da segurança, afirmou a embaixada norte-americana em um comunicado. O Reino Unido e as Nações Unidas também divulgaram mensagens de apoio a Karzai. O governo norte-americano aguardava a escolha de um governo legítimo em Cabul para anunciar se enviaria mais soldados ao país.

AE-AP, Agencia Estado

02 Novembro 2009 | 17h52

A Comissão Eleitoral Independente do Afeganistão cancelou a realização do segundo turno das eleições presidenciais do país e declarou Karzai reeleito. A decisão foi tomada após o candidato da oposição, o ex-ministro das relações exteriores Abdullah Abdullah, desistir da disputa, alegando temer novas fraudes. As eleições estavam marcadas para o dia 7.

O presidente da comissão eleitoral, Azizullah Lodin, anunciou a vitória de Karzai durante uma entrevista coletiva em Cabul. "Vossa excelência Hamid Karzai, que venceu o primeiro turno com a maioria dos votos e se tornou o candidato único do segundo turno, é considerado pela Comissão Eleitoral Independente como o presidente eleito do Afeganistão", disse Lodin.

Mais conteúdo sobre:
Afeganistão eleição Hamid Karzai EUA

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.