1. Usuário
Assine o Estadão
assine

EUA planejam abrir diálogo com Irã sobre Iraque

Agência Estado

15 Junho 2014 | 20h 33

O governo Obama está se preparando para abrir um diálogo direto com o Irã sobre a situação de segurança no Iraque. Os EUA também querem discutir maneiras para fazer recuar a milícia sunita radical que ganhou o controle de vastos territórios no oeste do Iraque, disseram altos funcionários norte-americanos.

O diálogo, que está previsto para começar esta semana, vai marcar o último passo de uma rápida reaproximação entre Washington e Teerã. Também acontece ao mesmo tempo em que os EUA e outras potências mundiais tentam chegar a um acordo com o Irã até o final de julho para frear o programa nuclear iraniano.

Os EUA e o Irã fizeram um compromisso público nos últimos dias para fornecer apoio militar ao presidente iraquiano, Nouri al-Maliki, e ajudar seu governo repelir uma ofensiva que o Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) lançou contra Bagdá e outras grandes cidades iraquiano durante a semana passada.

Autoridades norte-americanas disseram que é imperativo para Washington discutir a situação de segurança no Iraque com o Irã e outras potências regionais, numa tentativa de coordenar melhor uma resposta contra o EIIL.

O secretário de Estado norte-americano John Kerry comunicou a estratégia de Washington para a sua contraparte iraquiana, Hoshyar Zebari, em um telefonema no sábado, de acordo com o Departamento de Estado.

"O secretário assegurou ao ministro das Relações Exteriores que os Estados Unidos estavam entrando em contato com a comunidade internacional e os vizinhos regionais do Iraque para enfatizar a ameaça sob a qual o Iraque e a região estão e a importância de chegar ajuda ao Iraque neste momento crítico", disse o Departamento de Estado disse.

As autoridades norte-americanas disseram que ainda não estava clara qual via diplomática o governo Obama usaria para discutir a situação no Iraque.

Fonte: Dow Jones Newswires

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo