1. Usuário
Assine o Estadão
assine
  • Comentar
  • A+ A-
  • Imprimir
  • E-mail

EUA retirarão sigilo sobre documentos militares da ditadura argentina

- Atualizado: 17 Março 2016 | 19h 22

Obama anunciará durante sua visita à Argentina na próxima semana um plano para retirar pela primeira vez o sigilo sobre documentos militares e de inteligência sobre a 'guerra suja' da última ditadura argentina

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciará durante sua visita à Argentina na próxima semana um plano para retirar pela primeira vez o sigilo sobre documentos militares e de inteligência sobre a "guerra suja" da última ditadura argentina (1976-1983), informou nesta quinta-feira, 17, a Casa Branca.

"A pedido do governo argentino, o presidente (Obama) anunciará um amplo esforço para divulgar mais documentos, incluindo, pela primeira vez, registros militares e de inteligência" americanos, garantiu a assessora de segurança nacional da presidência, Susan Rice, em discurso em Washington.

O ditador chileno entre 1973 e 1990, Augusto Pinochet morreu no dia 10 de dezembro de 2006, aos 91 anos, no Hospital Militar de Santiago. Pinochet havia sido internado, após sofrer um ataque cardíaco.
O ditador chileno entre 1973 e 1990, Augusto Pinochet morreu no dia 10 de dezembro de 2006, aos 91 anos, no Hospital Militar de Santiago. Pinochet havia sido internado, após sofrer um ataque cardíaco.

A visita de Obama à Argentina coincidirá com o 40º aniversário do golpe que deu início à última ditadura no país, razão pela qual o presidente planeja visitar o Parque da Memória de Buenos Aires para prestar homenagem aos cerca de 30 mil desaparecidos durante esse regime militar, acrescentou Rice. / EFE

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.

Mais em InternacionalX