1. Usuário
Assine o Estadão
assine

EUA têm 2ª queda de avião em espetáculo aéreo em dois dias

BBC Brasil - BBC

17 Setembro 2011 | 18h 45

Na sexta-feira, acidente com nove mortos ocorreu em Nevada; neste sábado, outro avião se acidentou, no Estado da Virgínia Ocidental.

Um avião da Segunda Guerra Mundial caiu neste sábado durante um show aéreo na cidade de Martinsburg, no Estado americano da Virgínia Ocidental - o segundo acidente do tipo nos Estados Unidos em dois dias.

Na sexta-feira, outro caça da Segunda Guerra Mundial caiu sobre o público que assistia a uma corrida aérea nos Estados Unidos, matando nove pessoas, incluindo o piloto, e deixando mais de 50 feridos.

Segundo um dos organizadores do evento em Nevada, Mike Houghton, há indícios de que o P-51 Mustang tenha sofrido problemas mecânicos antes de sair de sua rota e cair sobre assentos em frente à arquibancada principal.

Testemunhas disseram ter visto destroços da aeronave e pedaços de corpos espalhados pela pista.

No acidente de Virgínia Ocidental, um porta-voz da Força Aérea disse à agência de notícias AP que o aparelho T-28 sofreu o acidente enquanto se apresentava no show "Thunder Over The Blue Ridge" ("Trovão Sobre o Pico Azul", em inglês).

Um comunicado afirma que o avião caiu em uma área afastada do público. De acordo com autoridades, nenhum espectador ficou ferido, mas ainda não há informações sobre o que ocorreu com o piloto da aeronave.

Acidentes em Nevada

Desde que o Campeonato Nacional de Corridas Aéreas começou a ser realizado na cidade de Reno, no Estado americano de Nevada, em 1964, 19 pessoas morreram em diversos acidentes, o que gerou questionamentos sobre a segurança do evento.

A competição atrai multidões todos os anos e funciona como uma corrida nos céus, com aviões voando a apenas 15 metros do chão e alcançando velocidades acima de 800 km/h.

Jimmy Leeward, de 74 anos, que pilotava o Mustang batizado de "o Fantasma Galopante", já havia disputado mais de 120 corridas aéreas, além de ter trabalhado como dublê em diversos filmes, de acordo com informações de seu website.

Segundo os organizadores do evento, Leeward estava em ótimo estado de saúde e grande parte de sua família assistia à corrida no momento do acidente.

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes investiga as causas da queda do avião.

Testemunhas

Um vídeo do acidente feito por um espectador mostrando o momento da queda do avião chegou a ser publicado no site YouTube, mas foi mais tarde retirado da rede.

Ronald Sargis, que estava sentado na tribuna, afirma que os espectadores podiam ver que o avião estava com problemas antes de cair.

"Ele (o avião) se chocou na primeira fileira. Ele parecia ter simplesmente se pulverizado", disse Sargis à emissora KCRA-TV, de Sacramento, na Califórnia.

Segundo Jeff Martinez, que estava próximo do local, o caça se desviou um pouco para a direita e caiu no chão, de bico.

Gerald Lent, outro morador de Reno, disse a um jornal local que as cenas após o acidente eram terríveis.

"Parecia um massacre. Era como se uma bomba tivesse explodido. Havia pessoas deitadas sobre toda a pista."

O governador de Nevada, Brian Sandoval, elogiou o desempenho dos serviços de emergência, dizendo que eles tiveram "uma reação perfeita ao que aconteceu". BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo