1. Usuário
Assine o Estadão
assine

EUA tentam desencorajar imigração ilegal de crianças

AE - Agência Estado

25 Junho 2014 | 22h 13

O secretário de Segurança Nacional dos EUA, Jeh Johnson, alertou às famílias da América Central que "não há passe livre" no sistema de imigração. A fala do secretário ocorre após uma visita a uma instalação no Arizona, onde centenas de crianças estão detidas na fronteira com o México nas últimas semanas.

O governador de Arizona, Jan Brewer, que há muito tempo tem criticado as políticas de imigração da administração de Barack Obama, afirmou que o governo não está fazendo seu trabalho para conter o aumento no número de crianças imigrando legalmente aos EUA.

Milhares de famílias da América Central e crianças desacompanhadas tentaram cruzar a fronteira com os EUA nos últimos meses em um contexto de violência, mortes e extorsões por parte de gangues na Guatemala, El Salvador e Honduras. Desde outubro do ano passado, a Patrulha Fronteiriça deteve mais de 52 mil crianças.

"Quero continuar a enfatizar a todos que estão ouvindo, incluindo os pais de crianças, pais que podem estar considerando enviar seus filhos da América Central, que essa é uma jornada perigosa, e no fim não há passe livre", disse Johnson.

Cerca de 900 crianças estão detidas em uma instalação na cidade de Nogales, no Arizona. Elas serão encaminhadas ao Departamento de Saúde e Serviços Humanos enquanto o governo conduz o processo de deportação. Geralmente, as crianças encontram as famílias nos EUA antes de o caso ser encerrado. Fonte: Associated Press.