PUBLICIDADE

Ex-ditador voltará à Justiça na Guatemala

José Efrain Ríos Montt foi levado ao tribunal nesta segunda-feira, 5, em uma maca, vestindo pijamas e sob um cobertor

Atualização:

CIDADE DA GUATEMALA - O ex-ditador guatemalteco José Efrain Rios Montt compareceu a um tribunal nesta segunda-feira para responder a acusações de genocídio e crimes contra a humanidade. Ríos Montt foi levado à Corte em uma maca, vestindo pijamas e sob um cobertor. No entanto, o início do julgamento foi adiado.

Ex-ditador guatemalteco Ríos Montt chega ao tribunal em uma maca para ser julgado por crimes contra a humanidade Foto: Esteban Biba / EFE

PUBLICIDADE

A Corte ordenou que o ex-ditador de 88 anos comparecesse depois de rejeitar um pedido da defesa para liberá-lo por estar muito frágil.

A juíza Jeannette Valdez também rejeitou uma moção para que ela se afastasse do caso, chamando isso de uma estratégia para obstruir o julgamento. Mas um tribunal de apelações aceitou o requerimento pedindo seu afastamento.

A defesa de Ríos Montt argumentou que a juíza teria escrito uma tese acadêmica sobre o tema genocídio há cerca de dez anos, questionando sua imparcialidade. Outro tribunal assumirá o caso. 

Rios Montt foi condenado pelo massacre de milhares de pessoas durante o seu regime de 1982-1983 no que foi considerado uma decisão histórica. Mas a sentença de 80 anos de prisão foi revertida e um novo julgamento começou. / AP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.