PUBLICIDADE

Família desmente morte do ex-líder francês Jacques Chirac

Notícia chegou a ser divulgada nas redes sociais depois que ele foi internado às pressas em Paris no domingo

Por Andrei Netto , Correspondente e PARIS
Atualização:

A família do ex-presidente da França Jacques Chirac negou nesta quarta-feira que ele tivesse morrido, uma informação que chegou a ser comentada por ex-correligionários em redes sociais. Repatriado do Marrocos às pressas e internado no domingo em Paris em razão de uma infecção pulmonar, a notícia sobre sua morte foi um dos assuntos mais comentados na internet.

Chirac, de 83 anos, é uma das personalidades políticas mais apreciadas na França. Ele é estimado por sua longa carreira política, sua personalidade carismática e por ter sido o presidente que se opôs à intervenção americana no Iraque, vetando o aval da ONU no Conselho de Segurança – enquanto a Grã-Bretanha de Tony Blair embarcava no conflito ao lado de George W. Bush.

Jacques Chirac foi internado em Paris com problemas pulmonares Foto: PATRICK KOVARIK/AFP

PUBLICIDADE

Por sua popularidade, seu estado de saúde tem sido alvo de atenção não apenas de militantes de centro-direita, mas de todo o país, que acompanha de perto a saúde do ex-chefe de Estado que governou a França entre 1995 e 2007. 

Vítima de um acidente vascular cerebral em 2005, ele tem um quadro de saúde delicado, com momentos de desligamento, perda de memória e perda de audição. 

Nesta quarta-feira, veículos de mídia franceses chegaram a se preparar para as homenagens ao ex-presidente. Via Twitter, a ex-ministra e líder do Partido Democrata-Cristão, Christine Boutin, chegou a anunciar: “Morte de #Chirac”. “Este tweet sóbrio é sinal de luto e de respeito”, justificou horas depois, reconhecendo seu erro. “Eu o publiquei porque creio que os franceses o esperem.”

Por ora, a única confirmação feita pela família é a de que Chirac segue internado no Hospital Pitié-Salpêtrière. Vítima do estresse dos últimos dias, Bernadette Chirac, de 83 anos, também acabou hospitalizada. Segundo parentes, a ex-primeira-dama está abatida pela perda da filha mais velha do casal, em abril, e desgastada pelo estado de saúde do marido. Por isso foi internada em um quarto do mesmo hospital, “para respirar e se recuperar um pouco”, disse seu genro, Frédéric Salat-Baroux.